Câmara Municipal sedia evento do Agosto Lilás e 1ª Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 14/08/2025 17h00, última modificação 14/08/2025 17h00

 

No dia 07 de agosto, o plenário da Câmara Municipal de Alto Araguaia foi palco de um momento histórico para a defesa dos direitos das mulheres: a realização do evento Agosto Lilás e da 1ª Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o vice-prefeito Welton Vilela, representando o prefeito municipal Jackson Niedemeier, a secretária de Assistência Social Laura Guimarães, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Nelcy Peron, o presidente da Câmara Municipal Marcos Nunes, a procuradora da mulher da Câmara Muncipal de Alto Araguaia, Polleyka Fraga, além do representante da Patrulha Maria da Penha, 3º Sargento Franceschi.

A programação incluiu apresentações culturais com as crianças da professora de dança Ludimilla De Paula, que encantaram o público com teatro e dança. Houve ainda uma homenagem in memoriam à assessora do CEMULHER, Ana Emília, reconhecida por sua trajetória na defesa dos direitos da mulher. O evento também contou com apresentação musical da professora Thaís e exposição de cartazes elaborados pelas servidoras da Câmara Municipal, reforçando a importância do combate à violência contra a mulher.

O evento foi marcado por palestras de grande relevância, abordando a proteção e conscientização das mulheres em situação de violência. As exposições foram conduzidas por Neusa, assistente social do município, Herica Marçal, psicanalista, e Kalynka, vereadora e procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Rondonópolis.

Durante a conferência, foram discutidas e elaboradas propostas dentro dos eixos temáticos definidos, culminando na votação e eleição dos delegados que representarão o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em instâncias estaduais, levando as demandas e prioridades debatidas em Alto Araguaia.

O evento reforçou o compromisso do município com a promoção de políticas públicas que garantam a dignidade, a igualdade e a proteção das mulheres, alinhando-se à campanha Agosto Lilás, que simboliza a luta pelo fim da violência contra a mulher.